A compressão é uma ferramenta crucial que pode ajudar a controlar a faixa dinâmica da performance vocal e torná-la mais refinada. Ela é usada para suavizar as variações de volume da gravação, reduzindo partes altas e tornando partes mais silenciosas mais audíveis.
Além disso, a compressão ao mixar vocais permite que a performance pareça mais controlada e profissional. Além disso, ajuda a aumentar a sua sonoridade aparente na mixagem. Em adicional, a compressão também pode ser usada para sustentar certas notas e controlar sílabas duras, como os sons “S” e “T”.
Por último, a compressão pode ser usada como um efeito de “cola”. Ou seja, comprimindo os vocais com outros instrumentos para criar um som coeso e unificado.
Aqui estão alguns passos sobre como abordar a compressão ao mixar vocais:
Primeiramente, escolha o Compressor Adequado.
Nem todos os compressores são iguais, portanto, é importante escolher um compressor que se adapte ao seu estilo e necessidades de performance vocal. Você pode obter resultados de nível profissional com compressores padrão do DAW (Digital Audio Workstation), mas às vezes é útil utilizar compressores VST para adicionar textura e efeito.
Em seguida, ajuste o Limiar (Threshold).
Reduzir o limiar de um compressor indica quando ele deve ser ativado, ou seja, quando o nível de pico do áudio de entrada atinge um determinado ponto. É importante observar que você deve usar mais de um compressor no seu vocal. Ajuste o limiar de cada compressor para que ele atinja no máximo 10 dB de redução de ganho. No geral, você deve ter cerca de 20-30 dB de redução de ganho total em seus compressores de vocal.
Defina a Razão (Ratio).
A razão do compressor é quanto de redução de ganho deve ser aplicado após o áudio de entrada ultrapassar o limiar. Quanto maior a razão, maior será a redução de ganho. Recomendamos que você defina a razão de compressão de forma diferente para cada compressor em sua cadeia de efeitos.
Como ponto de partida, configure o primeiro compressor com uma razão de 8:1. Use este compressor para capturar e reduzir quaisquer picos e transientes que se destacam no áudio.Com o segundo compressor, defina a razão para 4:1. Este compressor capturará picos adicionais e controlará dinâmicas mais intensas na gravação.
Com o terceiro compressor, ajuste a razão novamente para 4:1, mas defina o “knee” em cerca de 18 dB. Isso criará uma transição mais suave na ativação do compressor. A função deste compressor é suavizar ainda mais o vocal. Para o último compressor, defina a razão para 2:1. Este compressor dará o polimento final às dinâmicas e tornará o vocal mais apresentável.
Ajuste os Tempos de Ataque e Liberação.
O tempo de ataque determina o quão rapidamente o compressor responde às mudanças no volume da performance vocal. Um tempo de ataque mais rápido pode ajudar a controlar picos e transientes, enquanto um tempo mais lento pode preservar a dinâmica natural da performance vocal.
O tempo de liberação determina o quão rapidamente o compressor para de reduzir o volume da performance vocal quando este cai abaixo do limiar. Um tempo de liberação mais rápido pode ajudar a manter a dinâmica natural da performance, enquanto um tempo mais lento pode criar um som mais sustentado.
Como ponto de partida, ajuste o tempo de ataque do primeiro compressor (8:1) para 2 ms e o tempo de liberação para 17,5 ms. No segundo compressor (4:1 com “knee” rígido), ajuste o tempo de ataque para 3 ms e o tempo de liberação para 17,5 ms.Em um terceiro compressor (4:1 com “knee” suave), ajuste o tempo de ataque para 100 ms e o tempo de liberação para 500 ms.No último compressor (2:1), ajuste o tempo de ataque para 100 ms e o tempo de liberação para 1 s (1000 ms).
Ajuste o Ganho de Makeup.
Após aplicar a compressão, o volume geral da performance vocal pode ter diminuído. Use o controle de ganho de makeup para trazer o nível de volta ao desejado. Ao alternar os compressores (ou compressor) ligado(s) e desligado(s), não deve haver mudança perceptível no volume. Você deve notar apenas uma diferença na dinâmica do áudio se o ganho de makeup estiver configurado corretamente.
Use Automatização (Automation).
Cada vocal é diferente, e às vezes é necessário ser flexível. Você pode perceber uma palavra aqui e ali que soa “estranha” ou tem dinâmicas estranhas. Isso pode acontecer porque as configurações do compressor não estão perfeitas para aquela palavra ou frase específica. Já que você definiu as configurações do compressor que funcionam para a maior parte do vocal, não é necessário começar do zero para fazer com que as configurações funcionem para aquela parte também. Você pode usar a automatização para corrigir as configurações do compressor apenas para aquele trecho.
Ouça de Forma Crítica.
As configurações recomendadas acima são um ponto de partida. Cada vocal é único e pode requerer ajustes diferentes. Ajuste as configurações de compressão e ouça cuidadosamente o vocal. Na maioria das vezes, será necessário fazer ajustes para deixá-lo perfeito.
Use Compressão nos seus Buses/Grupos Também. Enquanto configura a compressão em cada faixa vocal, é recomendado aplicar compressão também ao bus de vocais. Essa compressão deve ser mais leve do que a aplicada nas faixas de vocais individuais, mas ainda assim recomendamos fazê-la. No final do processamento do bus de vocais, recomendamos adicionar um limitador para capturar quaisquer picos que possam ter passado pelos compressores. Isso dará mais headroom (margem de manobra) na sua mixagem e facilitará a obtenção de um master mais alto.
Considere o Sidechaining Rítmico. Outra maneira de fazer com que o vocal se encaixe bem na faixa é através do sidechain. Usando VSTs como Volume Shaper e Kickstart, é possível fazer com que o vocal acompanhe o ritmo da música. Use o bumbo (ou caixa) para acionar o volume shaper na faixa vocal. O volume do vocal diminuirá sempre que o bumbo for acionado, “colando” o vocal na produção.
A compressão é uma ferramenta fundamental para controlar a dinâmica dos vocais e aprimorar sua qualidade durante a mixagem. Portanto, é importante escolher o compressor adequado, definir limiares e razões adequadas, ajustar os tempos de ataque e liberação de forma cuidadosa e aplicar a automação conforme necessário. Isso permite alcançar uma performance vocal mais controlada e profissional, eliminando picos indesejados e criando um som coeso e unificado em conjunto com os demais elementos da mixagem. A compressão bem aplicada contribui para obter uma mixagem vocal profissional, potencializando a qualidade geral da música e garantindo um resultado final impressionante.